Gêneros Cinematográficos: Suspense | Papo de Cinema

Já falamos do gênero ação, agora vamos falar sobre um dos gêneros favoritos do grande público: suspense. O gênero é conhecido por cenas de perseguição, e também pelo fato de esconder informações importantes do público, assim como é comum do gênero, que tenha o clímax da história, que geralmente é quando o protagonista acaba em uma situação perigosa, da qual parece impossível escapar. O suspense conta com diversos subgêneros, e vamos falar um pouco sobre cada um deles. 

Cena do filme O Silêncio dos Inocentes
No suspense de mistério, geralmente os protagonistas são jornalistas ou investigadores amadores que acabam descobrindo uma grande conspiração, e com isso, colocando a própria vida em perigo e de todos ao seu redor. Sendo assim, o suspense de mistério acaba aparecendo também nos filmes de suspense criminal, que geralmente mostra uma sucessão de crimes bem-sucedidos e falhos, crimes esses que o protagonista começa a investigar, e tenta descobrir o responsável. Os temas mais comuns do suspense criminal são os de serial killers, assassinatos, assaltos, perseguição e tiroteios. Um dos filmes que representam o gênero de suspense criminal é O Silêncio dos Inocentes.

Cena do filme Psycho
Além dos dois, temos também um dos subgêneros favoritos, que é o suspense psicológico, onde os personagens não são dependentes da força física para superar seus inimigos, mas dependem de suas capacidades mentais, seja pela inteligência lutando com um oponente formidável ou por tentar se manter em perfeito estado psicológico. Uma das características do suspense psicológico, é que geralmente as histórias giram em torno de um personagem principal, e seu passado é usado para justificar o motivo de suas ações. Um grande clássico do cinema pode ser usado para representar esse gênero, que é o Psycho.

Cena do filme Invocação do Mal
Para finalizar, temos o suspense sobrenatural, que é aquele filme que conta uma história de mistério mas que vai além, trazendo histórias fantasmagóricas para o enredo, e muitas vezes essas histórias são baseadas em fatos reais, como é o caso da franquia Invocação de Mal.

Agora diz aí nos comentários, qual o filme de suspense mais marcou você?



Postar um comentário

0 Comentários