Malhação, uma história de sucessos e fracassos

 



Malhação foi e é uma série de televisão para o público adolescente. Produzida e exibida pela Rede Globo desde 24 de abril de 1995, criada por Andréa Maltarolli, e contando, até 2013, com 21 temporadas. Durante os primeiros anos, o principal cenário da série era uma academia de ginástica fictícia chamada Academia Malhação na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Embora o título da série permaneceu o mesmo, o cenário mudou através dos anos de academia para colégio de ensino médio. 

Até o fim da temporada de 2007, cada episódio se iniciava com a técnica cold open, precedido por uma retrospectiva dos capítulos anteriores, dando seguimento à narrativa que se segue. Essa técnica era uma marca de folhetim, utilizada desde a temporada de 1998, mas foi abolida a partir do início da temporada de 2008. 

A série é exibida em vários países pela Globo Internacional, 2 inclusive exibida pela SIC (entre 1995 e 2007), em Portugal e pela ABC Family, no Canadá. No dia 9 de janeiro de 2013 foi ao ar o capítulo 4.500 da série.

A autora de telenovelas Andréa Maltarolli se inspirou no livro Confissões de Adolescente, de Maria Mariana, para criar Malhação. Com a missão de falar sobre questões pertinentes ao universo jovem, como o início da vida sexual, o relacionamento com os pais, com os amigos e as dúvidas em relação ao futuro profissional. 

Nos primeiros anos, a estrutura narrativa de Malhação funcionava a partir de uma divisão semanal. Uma trama começava na segunda-feira e era resolvida na sexta, apresentando um gancho para o tema da semana seguinte. Mais tarde, a ação passou a ser contínua até a conclusão da história no final da temporada. Esse esquema foi abandonado já no segundo ano, em favor de histórias mais prolongadas, sem desfecho imediato. Na quinta temporada, apenas, Malhação deixou o formato telenovela para ser exibida ao vivo como um programa interativo. 

Uma academia de ginástica, denominada Academia Malhação, foi o cenário de maior parte nos três primeiros anos da série. A ideia de situar a série numa academia surgiu das discussões entre os criadores Andréa Maltarolli e Emanuel Jacobina, quando ambos integravam a oficina de roteiristas da Globo. A academia foi construída nos estúdios da Cinédia, em Jacarepaguá, e ocupava uma área de 1.560 metros quadrados. 

Na quarta temporada, Malhação deixou de ter a academia como centro e passou a contar com cenas externas focando em corridas de automóveis.  Em sua quinta temporada, Malhação foi exibida ao vivo em um único cenário: o quarto de Mocotó, ou “Muquifo do Mocotó", como era chamado pelo personagem interpretado por André Marques. Na mesma temporada, o cenário da academia voltou, de uma forma diferente da primeira academia das primeiras temporadas.

A partir da sexta temporada, Malhação passou a desenvolver-se no Colégio Múltipla Escolha, que foi o cenário de maior parte até a décima-sexta temporada, e as casas dos personagens principais também passaram a integrar o cenário. 

A cada temporada há um diferente casal protagonista que ocupa o núcleo de toda a história. Esse casal deve enfrentar todas as artimanhas dos antagonistas, que na maioria das vezes vêm em pares ou trios. Como alguns alunos acabam o Ensino Médio, alteram-se também alguns atores, enquanto outros permanecem ocupando outros lugares na série. 

Os atores e personagens que ficaram por um longo tempo na série são, entre outros, André Marques, cujo personagem "Mocotó", esteve presente de 1995 a 2000 e voltando com uma rápida participação na temporada 2012 e sendo considerado uma "marca registrada" da série, Sérgio Hondjakoff, cujo personagem "Cabeção", esteve presente de 2000 a 2005 e Bia Montez, dona Vilma cujo esteve presente entre as temporas 2001 a 2007 a personagem que esteve presente a mais temporadas até hoje .

Do início de 2004 até novembro de 2005, Malhação obteve uma média de 34 pontos no ibope.  Na terça-feira do dia 19/10/2004, a série conquistou seu maior índice de audiência. Desde que estreou, em abril de 1995, o máximo que a trama havia alcançado era 39 pontos de média. No capítulo desse dia, Malhação alcançou uma média de 42 pontos, número superior ao das novelas das 6 e das 7.

Ao longo de 324 capítulos, a temporada 2008 acumulou média de 22 pontos no Ibope. Na época, a média, por ser inferior às temporadas antecessoras, foi considerada baixa. Porém, ainda é superior às temporadas seguintes.

Aberturas de Malhação.
(Temporada de 1995 até 2010)


Postar um comentário

0 Comentários