Nostalgia 2016: Cordel Encantado


Em 2011 estreava no horário das seis uma fábula. Uma novela de Thelma Guedes e Duca Rachid, as autoras nos apresentaram uma história de amor, sonho e fantasia recheada de intrigas, segredos e aventuras. Bianca Bin, Cauã Reymond, Bruno Gagliasso e Nathalia Dill protagonizaram a trama que estreou no dia 11 de abril de 2011 e terminou no dia 23 de setembro do mesmo ano, há exatos 5 anos. 

A história se passava na fictícia cidade de Brogodó, localizada no Sertão Nordestina e abordava o triângulo amoroso entre Açucena (Bianca), Jesuíno (Cauã) e Timóteo (Bruno) que é obcecado pela garota e tem uma inveja obsessiva de Jesuíno desde quando era criança.

Porém Açucena desconhece sua verdadeira origem e não sabe que é uma princesa, filha de um rei, chamado Augusto Frederico III (Carmo Dalla Vecchia), que comanda o reino de Seráfia do Norte. A
jovem nasceu em Seráfia do Norte e é prometida a Filipe, primogênito do Rei Teobaldo de Seráfia do Sul para que a guerra entre esses dois países cessem.

Augusto, o rei, veio para o sertão em busca de um tesouro enterrado por seu Ancestral, Serafim D'Ávila fundador de Seráfia. Porém há uma revolta de cangaceiros provocada pela perigosa Duquesa Úrsula e seu mordomo e amante, Nicolau, em que esposa e filha recém-nascida são sequestradas para serem torturadas e isso o faz acreditar que as duas estão mortas, mas ele nunca se convenceu muito bem disso. Arrasado, ele retorna para seu reino, que fica na Europa, mas ele não soube que a menina conseguiu se salvar e foi criada por um casal de sertanejos.

A origem de Jesuíno também é oculta para ele. Criado sem pai, Jesuíno nunca soube que na verdade o seu progenitor é um dos mais temidos cangaceiros, chamado Herculano. Por tão perigoso e cruel é chamado de o rei do cangaço.

Porém tudo se modifica quando Augusto retorna a Brogodó e descobre por cangaceiros que só sua esposa morreu e que sua filha foi entregue por eles a um casal e que ela foi criada como mais uma sertaneja. Isso faz Virtuosa e Eusébio ficarem muito apavorados com medo de perder Açucena para Augusto, pois eles sempre souberam qual origem dela. Açucena percebe e fica
muito desconfiada porque os pais estão tão assustados com a chegada desse rei.

Há reviravolta na vida de Jesuíno também: Herculano (Domingos Montagner) decide acabar com o segredo que guardou com Siá Benvinda e resolve contar ao filho que ele é o pai. A mãe de Jesuíno fez um acordo com Herculano de jamais falar a ele que o pai é um bandido temido para o filho não sofrer por preconceitos, mas Herculano quer um novo cangaceiro que o suceda e fará de tudo para Jesuíno se transformar no novo rei do cangaço.

A Duquesa Úrsula (Débora Bloch) é uma mulher má, perigosa e capaz de tudo para conseguir o que quer. Ela sonha em se tornar rainha de Seráfia casando-se com Augusto ou através do casamento de sua filha Carlota, a próxima na linha sucessória, com o príncipe Filipe. E fará de todas as maldades, com a ajuda do seu mordomo e amante Nicolau, para acabar com Açucena e tirá-la do seu caminho.
Além disso, além de Timóteo, haverá Doralice (Nathalia Dill) para impedir o amor de Açucena e Jesuíno. Dora acaba de voltar da capital onde se formou em direito. Ela é uma jovem decidida, determinada e justa, que se apaixona por Jesuíno assim que o vê e fica determinada a conquistá-lo. Porém será rejeitada muitas vezes por ele, mas não desistirá.

A trama marcou a carreira de Domingos Montagner. Foi seu primeiro papel de destaque, e  sua primeira novela. A partir de Cordel Encantado, o ator nunca mais parou e emendou um trabalho no outro.

A novela foi muito aclamada pela crítica e público, que embarcou na história de amor da princesa e o cangaceiro. Teve uma média de 25,9 pontos na grande São Paulo, estancando a queda do horário. Em 2013 a Rede Globo lançou a trama em DVD.

A trilha sonora trazia grandes nomes da música brasileira como Maria Gadú (Bela Flor), um dueto de Gilberto Gil e Roberta Sá (Minha Princesa Cordel), Lenine (Candeeiro Encantado), Maria Bethânia (Estrela Miúda), Felipe Catto (Saga) e muito mais... Uma curiosidade da trama é que de 16 faixas, 13 são interpretadas por cantores nordestinos. 

Postar um comentário

0 Comentários