Nostalgia: Retrospectiva 2020

Sem sombras de dúvidas, 2020 será o ano que as emissoras de televisão jamais irão esquecer. Isso por que as mesmas tiveram que se adaptar diante do cenário em que ainda vivemos. Atualmente se moldam “ao novo normal” para levar informação, diversão e entreter o seu público. Diante disso, resolvi fechar a coluna deste ano relembrando como as principais emissoras do país vem enfrentando a pandemia e quais são os planos para o próximo ano que se aproxima.

REDE GLOBO: Mesmo com os primeiros casos se alastrando pelo país, a emissora ainda deu continuidade aos seus trabalhos e futuras estreias que iriam ao ar. Gravações de programas e novelas estavam a todo vapor, porém com o aumento de casos e mortes, a Globo se viu em um beco sem saída, e a alternativa mais sensata foi suspender a produção de seus produtos.


Novelas como Amor de Mãe, que se encaminhava para reta final, e Salve-se Quem Puder tiveram suas gravações adiadas por tempo indeterminado. A temporada de Malhação foi encurtada drasticamente e o autor teve que dar um fim corrido para seus personagens. Éramos Seis, já na reta final, conseguiu manter o cronograma e terminar as gravações, enquanto Nos Tempos do Imperador, sua sucessora, que tinha estreia anunciada para 30 de março, teve suas gravações paralisadas e tem estreia prevista para o próximo ano.



Com isso, as emissoras se viram obrigadas a colocar reprises em seus respectivos horários, e no lugar de Amor de Mãe, acompanhamos mais uma vez a saga de Pereirão em Fina Estampa. No horário das sete, entrou em cartaz Totalmente Demais, ambas não fizeram feio e arrasaram no quesito ibope. Novo Mundo voltou ao ar às 18hs, mas não teve o mesmo desempenho de 2017. Após alguns meses, a Globo adotou medidas de proteção e voltou aos estúdios com as gravações de suas novelas, tendo como plano inicial, a volta ao ar no primeiro trimestre de 2021 com todas tramas devidamente gravadas. Enquanto isso, seguimos acompanhando a segunda safra de reprises, sendo elas Flor do Caribe, Haja Coração e A Força do Querer. Malhação Viva a Diferença segue sendo reprisada, e será substituída pela temporada Sonhos, e diferente das novelas, terá temporada inédita apenas em 2022.


RECORDTV: As gravações de Amor Sem Igual e Gênesis foram interrompidas, a segunda com estreia para abril, foi adiada. Para suprir o horário a emissora escalou uma edição especial de Apocalipse que derrubou os índices de audiência conquistado pela trama de Poderosa. Com protocolos de segurança adotados, as gravações foram retomadas em agosto e seus 43 capítulos finais já foram todos gravados. Com isso a RecordTV passou a focar nas gravações de sua próxima produção bíblica , tendo marcado para o dia 19 de janeiro sua estreia. Sem contar que a segunda temporada de Topíssima também já começou a ser produzida.


SBT: Com a única novela inédita em sua reta final, a emissora preparava uma segunda temporada da trama infanto-juvenil, porém o agravamento da pandemia fez com que Poliana Moça entrasse em produção apenas em 2021, e o elenco que já estava sob aviso da continuação da trama foi dispensado. Segundo o SBT ainda não há uma previsão de retomada das gravações, do casting da novela, segue apenas contratados os atores Sophia Valverde e Ígor Jansen.

Por fim, este ano atípico jamais será esquecido. Além das novelas, programas como Domingão do Faustão, Programa Silvio Santos precisaram ter ser melhores momentos reprisados por não ter possibilidade de novas gravações. O Mais Você passou a ser um quadro dentro do Encontro, e o Melhor da Tarde que passou a ser apresentado da casa da apresentadora Cátia Fonseca, tiveram que se adaptar ao momento que estamos vivendo, por tanto, o destaque no meio televisivo este ano foi o jornalismo. 

As emissoras investiram pesado em levar informação e imparcialidade a sociedade, além das plataformas de streaming que viu os seus números de assinantes duplicarem. Por aqui seguimos ansiosos para o tão aguardado reencontro de Lurdes de Domenico em Amor de Mãe, as atrapalhadas de Salve-se Quem Puder e a estreia da autora Lícia Manzo com Um Lugar ao Sol às 21hs. Mais uma edição do BBB vem surgindo, e dessa vez, será a temporada de maior duração da história já que terá seu início em janeiro e terá sua final apenas em maio. 

Na RecordTV, a sua superprodução Gênesis irá revolucionar a teledramaturgia ao contar a passagem da bíblia em sete fases diferentes, e por fim o SBT, com a alegria de Poliana Moça. Estamos torcendo para que o próximo ano traga, enfim , a tranquilidade, paz e a esperança que 2020 nos roubou. Até breve!

Postar um comentário

0 Comentários