Há quase 13 anos estreava Estrela Guia, uma das novelas mais comentadas de 2001


Em março, fezem exatos 12 anos que estreou uma das mais comentadas novelas de 2001. Com a cantora Sandy como protagonista, levantou inúmeras questões sobre sua capacidade de atuar e ao mesmo tempo, manter sua agenda de shows com o irmão, Junior. Apesar de curta, a novela foi um sucesso.


Estrela-Guia foi uma novela brasileira exibida pela Globo no horário das 18 horas, entre 12 de março e 15 de junho de 2001, em 83 capítulos. Foi escrita por Ana Maria Moretzsohn, com sua filha Patrícia Moretzsohn e dirigida por Denise Saraceni. Apresentou a cantora Sandy como protagonista, Guilherme Fontes como o protagonista masculino da trama e Carolina Ferraz como a antagonista central.

Uma história romântica que se começava a ser contada no inicio dos anos 80 com Bob largando sua vida e se casando com Catherine, que nasceu e foi criada numa comunidade hippie. Bob vende tudo que tem e compra, no interior de Goiás, uma fazenda que dão o nome de Jagatah, que significa em sâncrito “universo”. Neste lugar, junto com Catherine, funda a comunidade Arco da Aliança. Catherine engravida e para o batismo de sua primeira filha, eles chamam Tony, amigo de Bob a muito tempo que dá a menina o nome de Cristal.

Após uma grande tragédia que mata os pais de Cristal, a garota se vê órfã e tento que abandonar sua vida na comunidade pra viver com seu padrinho na cidade grande. Ele tem um relacionamento com  a socialite Vanessa, mais leva o namoro sem entusiasmo, Wanessa é viúva e mãe de Gisela, uma adolescente rebelde que vive de conflito com a mãe que esta sempre tentando impor a jovem seus gostos e valores.

Cada vez mais próximos Cristal e Tony se vêem apaixonados. Ele fica confuso com tal sentimento e procura Purunan, uma espécie de líder no Arco da Aliança, que lhe dá forças para encarar tal sentimento, alegando que os motivos que impedem tal, são tolos. Em um momento especial, todos da comunidade preparam o encontro dos dois para que Tony declare seu amor.

Só que nada é assim tão fácil, Vanessa ao ver a relação de ambos, vai jogar sujo para impedir o relacionamento de ambos e vai contar com vários aliados, só que no final livre de todos, Cristal e Tony vivem felizes e se mudam para a comunidade, marcando o casamento para o dia do aniversário de 18 anos de Cristal. Juntos, ela e Tony vão viver na esperança de que o novo milênio devolva a humanidade a paz e a felicidade merecidas.

Algumas Curiosidades:

- Estrela-Guia marcou o retorno de Guilherme Fontes às novelas, que estava afastado desde O Rei do Gado, há cinco anos, em 1996, por conta do seu envolvimento com a direção do filme Chatô.

- Os destaques do elenco ficaram mesmo por conta de Lília Cabral, como a perua country Daphne; Carolina Ferraz, como a fútil Vanessa; Rodrigo Santoro, como o playboy Carlos Charles; Thaís Fersoza, como a rebelde Gisela; e a dupla vivida por Rosamaria Murtinho e Lucinha Lins, como as engraçadas peruas Carlota e Lucrécia.

- Grande parte da novela foi gravada em Pirenópolis, no estado de Goiás. E algumas cenas foram gravadas em Brasília.

- O primeiro beijo de Sandy na TV criou muita expectativa na época. As cenas do primeiro beijo entre Tony (Guilherme Fontes) e Cristal (Sandy), foram ao ar no capítulo 42, no ar em 28 de abril de 2001, um sábado, exatamente no meio da novela.

- A novela marcou a estréia de Thiago Fragoso e Sérgio Marone, que assim como Thaís Fersoza, logo subiram para o horário nobre, para fazer O Clone, novela de Glória Perez, que estreou poucos meses depois. Eles faziam parte do mesmo núcleo.

- Estrela-Guia foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo, da Globo Internacional, em 2006, ao mesmo tempo em que a matriz brasileira, transmitia a reprise de outra novela, Chocolate com Pimenta.

- Em 2004, o site da Rede Globo, chegou a anunciar com nota a reprise de Estrela-Guia. No entanto, a não-renovação do contrato com a dupla de cantores, cancelou a reapresentação da novela, que foi substituída por Corpo Dourado, novela exibida em 1998.

- Cogitou-se novamente uma reprise em 2010, para celebrar o lançamento do primeiro CD solo de Sandy, mas novamente não rolou.

- A novela fez relativo sucesso de audiência, com média de 31 pontos. Tanto sua estreia como o último capítulo deram 37 pontos.

Abertura da novela:


Postar um comentário

0 Comentários