Nostalgia 2016: O Clone

 


O Clone foi uma novela de Glória Perez entre 1 de outubro de 2001 até 14 de junho de 2002. A trama era protagonizada por Giovanna Antonelli e Murilo Benício, sendo um grande sucesso na época em que foi exibida, e foi reprisada dez anos depois, entre 10 de janeiro até 9 de setembro de 2011, fazendo mais uma vez muito sucesso, sendo uma das reprises com mais audiência da década.

A SINOPSE:

A história tem início na década de 1980, quando Lucas conhece Jade no Marrocos. Filha de muçulmanos nascida e criada no Brasil, Jade foi viver com o tio após a morte da mãe.  Os dois jovens se apaixonam à primeira vista, mas são impedidos de ficar juntos por causa dos costumes muçulmanos, defendidos com rigor pelo tio de Jade, o patriarca Ali (Stênio Garcia). Sid Ali se agarra às crenças e à cultura árabe para arranjar bons casamentos para as sobrinhas Jade e Latiffa (Letícia Sabatella), que estão sob sua proteção. Ele conta com a ajuda da empregada Zoraide (Jandira Martini), confidente e cúmplice das meninas.

Lucas tem um irmão gêmeo, Diogo (Murilo Benício), cuja semelhança com ele se resume à aparência física. Diferentemente do introspectivo Lucas, Diogo é o típico rapaz namorador, alegre e brincalhão, considerado o mais indicado para suceder o pai, Leônidas (Reginaldo Faria), em seus negócios. Leônidas é viúvo e vive uma relação apaixonada com a extrovertida Yvete (Vera Fischer), mas Diogo desaprova o relacionamento, principalmente após descobrir que foi com ela, a namorada do pai, com quem passou uma noite no Marrocos. Yvete não sabia que Diogo era filho de Leônidas. Para desespero da família, Diogo sofre um acidente de helicóptero e morre nos primeiros capítulos da trama. Sua morte distancia Yvete de Leônidas, e frustra os planos de Lucas que, diante da tragédia, volta atrás em seu compromisso de fugir com Jade. Sem alternativa, Jade retorna para sua família e se casa com Said (Dalton Vigh).

Abalado pela morte do afilhado, o cientista Albieri (Juca de Oliveira) decide clonar o outro gêmeo, Lucas, como forma de trazer Diogo de volta e realizar um sonho: ser o primeiro a realizar a clonagem de um ser humano. Sem que ninguém tome conhecimento da experiência, Albieri usa as células de Lucas na formação do embrião e o insere em Deusa (Adriana Lessa), que pensa estar fazendo uma inseminação artificial comum.

Passados quase 20 anos, Lucas está casado com Maysa (Daniela Escobar) e tem uma filha, Mel (Débora Falabella). Ele abdicou de seus sonhos para cuidar da empresa do pai. Jade também teve uma filha com Said, Khadija (Carla Diaz). Ela e Lucas se reencontram no Rio de Janeiro e o antigo amor renasce. Os dois voltam a fazer planos e enfrentam novos obstáculos até conseguirem terminar juntos no final.

AUDIÊNCIA:

A trama obteve uma média de 47 pontos. No capítulo em que Lucas encontra com seu clone, a trama bateu recorde marcando 56 pontos e picos de 63, com 73% de participação. Seu último capítulo marcou 62 pontos.

Em 2011 quando foi reapresentada no Vale a Pena ver de Novo a trama obteve uma média de 17 pontos, marcando o mesmo que a reprise de O Rei do Gado, as suas reprises de mais audiência da
década. Em seu último capítulo marcou 22 pontos. Por conta do sucesso a Globo decidiu estender a reprise que terminou com 175 capítulos exibidos, sendo a reprise mais longa da Globo.

TRILHA SONORA:

A trilha sonora foi outro ponto alto da trama. 

No volume nacional tínhamos sucessos como A Miragem na voz de Marcus Vianna, a música era tema dos protagonistas. Meu Grande Amor da Lara Fabian embalava as cenas de Maysa (Daniela Escobar). O Silêncio das Estrelas do cantor Lenine era tema de Albieri (Juca de Oliveira).

No volume internacional tivemos a versão em inglês de A Miragem, All For Love, interpretada por Michael Bolton. Luna de Alessandro Safina que era tema de Yvette (Vera Fischer) e Leônidas (Reginaldo Faria). Whenever Wherever da Shakira.

Devido ao sucesso do Bar da Dona Jura (Solange Couto), tivemos um volume com as músicas dos artistas que faziam sucesso por lá como Zeca Pagodinho, Grupo Molejo, Só pra Contrariar, Os Travessos, Martinho da Vila, Dudu Nobre e muito mais...

Tivemos outros volumes como "O Melhor da Dança do Ventre", "Maktub 1" e "Maktub 2", além do volume com trilhas e temas por Marcus Viana e outro com as músicas que tocavam na boate Nefertiti.

E assim terminamos a temporada de 2016 da coluna "Nostalgia".
 Nos vemos em breve... 💓

Postar um comentário

0 Comentários