O universo de Labirinto - A Magia do Tempo | Papo de Cinema

A postagem original foi escrita por Maurício Neto, no dia 27/08/2014, no Jurandir Dalcin Comenta, hoje, Portal Comenta, e na extinta coluna Dica de Filme.


Hoje irei falar sobre um filme que representa muito pra mim, porque fez parte da minha infância, aquela época em que os filmes não tinham efeitos tecnológicos, e era tudo muito mágico e ingênuo. Labyrinth (Labirinto - A magia do tempo) é um filme norte-americano e britânico de 1986, dos gêneros aventura e fantasia, dirigido por Jim Henson e produzido por Eric Rattray, em conjunção com George Lucas. Tem em seu elenco o músico David Bowie, que compôs e cantou várias canções para o filme. O orçamento do filme foi de 25 milhões de dólares, e sua arrecadação foi de 12.729.917 dólares, se tornando um grande fracasso de bilheteria, mas que conquistou e ficou na memória de várias crianças da época.

O filme conta a história de Sarah Williams (Jennifer Connelly), uma jovem que gosta de peças teatrais, em especial as de fantasia. O filme se inicia com Sarah interpretando uma cena de um livro, Labyrinth, no parque perto de sua casa. Naquela noite, terá que cuidar de seu irmão, Toby (Toby Froud), ao qual não demonstra muito afeto, e ao voltar para casa tem uma discussão com sua madrasta. Depois que seu pai e sua madrasta saem, ela percebe que a tempestade que se inicia está assustando Toby, quando vai vê-lo percebe que seu urso de pelúcia está no berço do irmão, e se revolta pois alguém o tirou de seu quarto. Retorna, então, ao seu quarto, com seu urso de pelúcia e chora enquanto começa a fazer citações de trechos de Labyrinth, nos quais uma garota recebe poderes do rei dos goblins. Ela conta uma história, para o irmão dormir, sobre uma garota não suporta mais a situação de escrava em que se encontra e deseja que os goblins levem seu irmão embora, para sempre. Assim que termina a história, Sarah apaga a luz e diz: "Eu quero que os goblins venham e o levem embora, agora!". Repentinamente, Toby para de chorar. Preocupada, ela volta ao quarto do irmão e percebe que ele sumiu.

E é a partir dai que começamos a acompanhar a jornada de Sarah, já que após o sumiço do irmão, uma coruja entra em sua janela e se transforma no rei dos duendes, Jareth, que diz para a garota que seu desejo foi realizado. Arrependida, Sarah pede que Jareth traga seu irmão de volta, mas o duende diz que ela tem treze horas para atravessar o labirinto que separa o mundo exterior do castelo dos goblins, onde Toby está aprisionado, e caso ela falhe, ele será transformado em um goblin para sempre.


O labirinto, no entanto, é muito confuso porque seus portões e paredes mudam de lugar. Além disso, para ultrapassá-los enigmas têm que ser desvendados. Numa das entradas, Sarah encontra Hoggle, um goblin-anão mal-humorado. Ela o convence a ajudá-la em troca de uma bijouteria. Embora Hoggle esteja ajudando Sarah, ele tem medo de Jareth e tenta dificultar a jornada da garota. No caminho, Sarah faz muitas amizades com seres estranhos que, contudo, se propõem a a ajudá-la. Juntos passam por várias aventuras, entre os amigos que faz pelo caminho estão o gigante peludo Ludo e o cão Didymus. Enquanto o primeiro é inocente e de grande força, o segundo é corajoso e segue montado sobre outro cão - que por sinal parecido com o cão de Sarah.


Como falado anteriormente, apesar de ter uma produção grandiosa para a época, e grande investimento, o filme foi considerado um fracasso de bilheteria, sendo que o crítico brasileiro Rubens Ewald Filho, declarou que "o filme foi um "injusto fracasso de bilheteria", pois, apesar de fraco na trilha sonora, é criativo e tem bons efeitos especiais."

Por tanto, mesmo depois de anos, 2020 foi ano em que surgiu a notícia de que o filme ganhará uma continuação. Dirigido por Scott Derrickson, a notícia foi compartilhada pelo site Deadline e confirmada pelo diretor. Ainda não há previsão de estreia, e mais notícias devem surgir em breve.




Postar um comentário

1 Comentários

  1. Parece que temos um exemplo oitentista de jornada do herói em "Labyrinth". Esse filme já tava na minha lista!
    http://www.cascudenado.com

    ResponderExcluir