Entre erros e acertos, 'Balacobaco' é uma boa novela


Balacobaco, a novela de Gisele Joras, foi desenvolvida com uma certa pressão, por causa de sua antecessora Máscaras, um fiasco de audiência e repercussão. A autora teve pouco tempo para desenvolver a trama e isso ficou nítido nos primeiros capítulos da novela. Para deixar claro que a história seria totalmente diferente de sua antecessora, a autora apostou em um início rápido, atropelado e sem a famosa apresentação dos personagens.

Nos dois primeiros capítulos, pudemos ver uma história sem nexo, com um humor forçado e a impressão de que a novela já estava na metade. A única coisa que salvava era as atuações de Bárbara Borges e Roberta Gualda, como gêmeas não idênticas - elas estão se superando e acertaram o tom do personagem desde o primeiro capítulo. Juliana Silveira, em mais uma protagonista ao lado de Roger Gobeth, fazem bonito em cena, mas falta uma conexão com os personagens. Também temos oportunidade de ver novamente a dobradinha entre Solange Couto e Sílvio Guindane, que já haviam contracenado juntos em O Clone da Rede Globo.

Após esses dois primeiros capítulos, pudemos ver a trama entrando nos trilhos e apresentando melhor sua história. O personagem de Roger, Danilo, que vê sua vida virar do avesso após sua mulher descobrir seu vício em jogos e perder o filho que estava esperando. Temos também o protagonista de Victor Pecoraro, que ainda não disse a que veio e que não teve função nenhuma até agora na trama. Apenas sabemos que ele e Norberto, vivido pelo maravilhoso Bruno Ferrari, tem uma relação frágil, e que o irmão é capaz de tudo – inclusive matar, como foi mostrado no capítulo anterior.

Sobre Bruno Ferrari, deixei pra falar por último, já que ele é o grande trunfo da novela. Um vilão calculista e sangue frio e que o ator consegue interpretar com maestria desde o primeiro capítulo. Bruno Ferrari, que já tinha tido a oportunidade de mostrar seu talento, segue sendo um dos pontos positivos da trama – se não o maior.

Enfim, a novela tem a capacidade de recuperar a audiência da Record, sim! A emissora só precisa respeitar o horário de exibição, mesmo não saindo dos atuais 5 pontos, ela não deve trocar o horário e respeitar o seu público. O desrespeito é um dos motivos dos frequentes fracassos da emissora, que tanto sonhou com a liderança e hoje nem na vice se mantém. Isso parece que já causou algum ensinamento, pois a trama tem previsão para ir ao ar até junho, permanecendo apenas 8 meses no ar, diferente das novelas anteriores que ficavam no mínimo, 9 meses e também a abertura da trama, que superou as expectativas, colorida, divertida, tudo a ver com a novela. Fazia tempo que a Record não caprichava em suas aberturas!

Postar um comentário

0 Comentários