Relembre ''Saramandaia'': A novela que driblou a censura e inovou


O próximo Remake da Globo, "Saramandaia" será escrito por Ricardo Linhares. Baseado na obra de Dias Gomes a primeira versão foi ao ar entre maio e dezembro de 1976, com 136 capítulos. Foi dirigida por Walter Avancini, Roberto Talma e Gonzaga Blota.

O Remake contará com grandes nomes da dramaturgia como Fernanda Montenegro, Tarcísio Meira, Vera Holtz... Mais sua primeira versão também ficou marcada por grandes personagens!

Enquanto a estreia não chega, que tal lembrarmos um pouco dessa obra de Dias Gomes?


A enredo se situa no fictício município de Bole-Bole, na zona canavieira de Pernambuco, que passa por um plebiscito para a mudança do nome. O movimento é encabeçado por duas facções: os tradicionalistas, liderados pelo coronel Zico Rosado, que usam argumentos históricos para manter o nome atual, Bole-Bole; e os mudancistas, liderados pelo coronel Tenório Tavares e pelo vereador João Gibão - este último irmão do prefeito Lua Viana -, que alegam vergonha do nome, querendo mudá-lo para "Saramandaia".

Mas o que chama a atenção na cidade são as características exóticas de algumas personagens da história: o professor Aristóbulo Camargo, que vira lobisomem nas noites de lua cheia; Marcina, que provoca incêndios onde toca e queimaduras em quem toca; João Gibão, que esconde em sua corcunda um belo par de asas; Encolheu, que prevê o tempo com dores ósseas; Dona Redonda, que não consegue parar de comer; Zico Rosado, que põe formigas pelo nariz; dentre outros.

O folhetim ficou conhecido pelo realismo fantástico. No último capítulo, a emblemática cena do vôo do protagonista João Gibão, encurralado pelos jagunços de seu rival, Carlito Prata.

O elenco teve nomes como Juca de Oliveira, Yoná Magalhães, Antônio Fagundes - que estreava na Rede Globo, Dina Sfat, Ary Fontoura, Sônia Braga, Pero Paulo Rangel, Natália do Valle e muitos outros... Alguns deles estão confirmados no Remake.

Em sua autobiografia "Apenas um Subversivo", o autor Dias Gomes afirmou que Saramandaia tinha o duplo propósito de driblar a censura e experimentar uma linguagem nova na televisão, o realismo fantástico; trabalhando com símbolos e metáforas, ele dificultou o trabalho dos censores, mas não conseguiu evitar vários cortes. O autor declarou ainda que Saramandaia foi o folhetim que mais lhe deu prazer de escrever, mesmo não estando entre as mais produzidas. Ele contou que a telenovela "exigia muitos efeitos especiais, uma tecnologia [...] só [...] dominada alguns anos mais tarde". Por exemplo: a cena da explosão de Dona Redonda, no capítulo 26 deu bastante trabalho a Walter Avancini por conta da insuficiência de recursos técnicos à época. Para isso, foi posto um balão inflável debaixo das roupas de Wilza Carla, enchido com um compressor manual. Para fazer a explosão, um balão foi vestido com as roupas da atriz.

Agora é esperar pra ver se o Remake irá repetir o sucesso da primeira versão e o mesmo "impacto", vamos ver o que "Saramandaia" nos reserva a partir de junho, na Rede Globo!

Postar um comentário

0 Comentários