Jão transita por terras desconhecidas em 'Pirata', seu terceiro álbum

"Eu sinto o vento trazendo algo novo...", essa frase faz parte da letra de Clarão, faixa que abre o terceiro álbum de Jão, Pirata, onde o artista deixa a sofrência em segundo plano para se jogar no eletrônico em boa parte do trabalho.

A sofrência em segundo plano é pelo simples fato de que Jão continua cantando sobre amores imperfeitos, frustrações, mas diferente do seu segundo álbum, Anti-Herói, que tinha um repertório mais denso, Pirata faz com que a gente sofra - em alguns momentos - mas dançando, como das duas faixas que abrem o álbum, Clarão e Não Te Amo, atual single. Aliás, esse início do álbum já deixa muito claro o som que o Jão quis trazer nesse álbum.

Outro destaque do repertório é Idiota, terceira faixa do álbum, que apesar de ter uma pegada eletrônica, acaba por ir em um caminho oposto das duas primeiras faixas. O refrão também é muito chiclete e seria uma faixa fácil de ser abraçada pelas rádios, assim como Santo, faixa que a sucede.

Acontece é a primeira faixa que me remeteu aos trabalhos anteriores, onde a dramaticidade da letra chega mais perto, por exemplo, do Anti-Herói. É nela que Jão volta a sofrência escancarada, e faz o questionamento de "O que o amor vira quando chega ao fim?", também se tornou uma das minhas favoritas.

Em Meninos e Meninas, Jão nos entrega uma faixa que remete ao pop rock dos anos 80, fazendo com que o álbum não se prenda em apenas um elemento do início ao fim, sendo também um dos grandes momentos de Pirata

Ao ouvir o álbum, de primeira, foi estranho já que esperava algo completamente diferente, mas posso dizer que Pirata cumpre muito bem o que foi proposto pelo artista, e também mostra que ele não quer ficar preso em apenas uma fórmula repetindo o que deu certo em trabalhos anteriores, e por isso, os três álbuns que compõe a sua discografia até o momento, são uma experiência única - apesar de suas semelhanças e referências.

AVALIAÇÃO: ★★★★ (4,0)

Postar um comentário

2 Comentários