Trilhas de novelas: Músicas que marcaram a época dos anos 90

 


Por Maurício Neto ( @maumau_neto)




QUATRO POR QUATRO
Autoria: Carlos Lombardi
Período de exibição: 24/10/1994 – 22/07/1995

Com ritmo dinâmico e texto descontraído, a trama  apresentava conflitos amorosos repletos de  separações, reconciliações e tramoias. Quatro  carros dirigidos por mulheres descontroladas se  chocam no caótico trânsito do Rio de Janeiro. Assim se dá o encontro entre a dondoca Abigail (Betty Lago), a dona de casa Auxiliadora (Elizabeth Savala), a tímida secretária Tatiana (Cristiana Oliveira) e a manicure Babalu (Letícia Spiller). Elas acabam presas na mesma cela e bastam alguns minutos para que descubram que, naquele mesmo dia, todas haviam perdido o homem amado. Uma por todas, todas por uma, elas decidem se unir em um projeto de vingança contra seus algozes, desejando a eles a mesma dor que sentiam. Os alvos são Gustavo (Marcos Paulo), Alcebíades (Tato Gabus Mendes), Fortunato (Diogo Vilela) e Raí (Marcello Novaes), par de cada uma, respectivamente.

Mais do que uma simples canção, “Always”, do Bon Jovi”, conquistaria não somente os brasileiros, mas uma legião de fãs pelo mundo. Por aqui, sua difusão acontecia através da novela “Quatro Por Quatro”.


E a cantora Adriana Calcanhoto na trilha nacional, ficaria como um marco com a sua música "Metade", tema da Babalu na novela Quatro por Quatro.


   






HISTÓRIA DE AMOR
Autoria: Manoel Carlos
Período de exibição: 03/07/1995 – 02/03/1996

História de Amor tem como eixo principal um quadrilátero amoroso. O endocrinologista Carlos Alberto Moretti (José Mayer) casa-se com a jovem e ciumenta Paula (Carolina Ferraz) depois de se relacionar por dez anos com Sheila (Lilia Cabral), sócia dele em uma clínica. No caminho para a igreja, no entanto, ele se depara com um jovem casal, Joyce (Carla Marins) e Caio (Ângelo Paes Leme), brigando. O rapaz empurra a moça do jipe, e Carlos atrasa a sua chegada à igreja para levar a jovem para a sua clínica. Lá, ela lhe revela estar grávida. Apesar do tumulto, Carlos chega a tempo para a cerimônia e se casa com Paula, já histérica.

Bom, se você viveu nos anos 90, certamente se lembrará desta música. Na TV, ela foi trilha do personagem Bruno, em "História de Amor”, de 1996.


Na trilha Sonora Nacional, Gal Costa canta "Futuros Amantes", tema de Helena.



  






PERIGOSAS PERUAS
Autoria: Carlos Lombardi
Colaboração: Maurício Arruda

Período de exibição: 10/02/1992 – 29/08/1992

Ambientada em São Paulo, Perigosas Peruas conta a história das amigas Cidinha (Vera Fischer) e Leda (Silvia Pfeifer). As duas nasceram no mesmo dia, cresceram juntas, estudaram no mesmo colégio e na mesma universidade. Mas cada uma seguiu um caminho: Cidinha se dedica à casa e à família e jamais trabalhou fora; Leda investe na carreira jornalística e tem aversão a casamento e filhos. Mesmo satisfeitas com suas escolhas, uma sente inveja do estilo de vida da outra.

Composta pelos ingleses do The Farm, “All Together Now”, faria parte, no ano de 1992, da trilha sonora da novela “Perigosas Peruas”. Ainda sobre a trama, destaque para as músicas “Tears in Heaven” (Eric Clapton) e “Spending my Time” (Roxette).


Marina Lima canta a música "Eu Não Sei Dançar" tema de Cidinha na novela.


   






A VIAGEM
Autoria: Ivani Ribeiro
Colaboração: Solange Castro Neves

Período de exibição: 11/04/1994 – 22/10/1994

A Viagem tem como tema central a vida após a morte, inspirada na filosofia de Allan Kardec, o codificador do espiritismo. O personagem que conduz as tramas é Alexandre (Guilherme Fontes), um delinquente que se mata na cadeia após ser condenado por roubo seguido de homicídio e passa a infernizar a vida de todos que julga responsáveis por seu trágico destino.

A canção “Linger”, um dos maiores clássicos do cranberries, estaria, no ano de 1994, presente em “A Viagem”. Na novela, ela seria tema dos personagens Raul e Andreza.



Na trilha sonora de A Viajem, Milton Nascimento canta "Beijo Partido", tema de Raul e Andreza.


   






A PRÓXIMA VÍTIMA
Autoria: Silvio de Abreu
Colaboração: Maria Adelaide Amaral e Alcides Nogueira

Período de exibição: 13/03/1995 – 04/11/1995

Suspense, traições e romances davam o tom da novela, cuja espinha dorsal era centrada em três perguntas: “quem matou?”, “quem será a próxima vítima?” e “por quê?”. Um Opala preto, que segue as vítimas, é o único indício de que o assassino está por perto. A trama policial tem como principais cenários a Mooca e o Bixiga, em São Paulo – universos recorrentes nos trabalhos de Silvio de Abreu –, e também apresenta a história da batalhadora Ana (Susana Vieira), dona de uma cantina italiana, amante há 20 anos do mau-caráter Marcelo (José Wilker), com quem tem três filhos: Carina (Deborah Secco), Sandrinho (André Gonçalves) e Giulio (Eduardo Felipe).


Difícil definir, em poucas palavras, o sentimento ao ouvir esta regravação de “Bizarre Love Triangle”. No Brasil, ela foi tema, em 1995, da novela “A Próxima Vítima".


A banda Skank fez parte na música "Pacato Cidadão" sendo o tema de Tonico.


   

Postar um comentário

0 Comentários