Trilhas de novelas - parte 2: Músicas que marcaram a época dos anos 2000

 



Por Maurício Neto ( @maumau_neto)

Sempre fui apaixonado pelas trilhas sonoras de novelas, pois as coletâneas das músicas variadas, são aquelas que a gente ouve em toda parte, numa festa, num programa de TV, numa loja ou na rua. Quando ouço essas músicas, sempre me vem à memória uma determinada época de minha vida e não somente porque foi tema de algum personagem de novela.




UGA UGA
Autoria: Carlos Lombardi
Colaboração: Margareth Boury e Tiago Santiago

Período de exibição: 08/05/2000 - 19/01/2001

Em Uga Uga, Carlos Lombardi dosou humor e ação para contar duas histórias: as dificuldades de um jovem branco, criado por índios, em retornar à civilização; e as aventuras de um homem que teve de renunciar a sua vida para proteger as pessoas que amava. Os pesquisadores Nikos Jr. (Marcos Frota) e Mag (Denise Fraga) lideram uma expedição à Floresta Amazônica, onde são atacados por uma tribo indígena. Todos são mortos, menos Adriano, o filho de dois anos do casal. A criança é neta do industrial grego Nikos Karabastos (Lima Duarte), que passa os 20 anos seguintes tentando encontrá-lo. Mal-humorado e rigoroso, sempre assessorado pelo fiel Anisio (Tato Gabus), Nikos comanda a fábrica de brinquedos Tróia, com sede no Rio de Janeiro. Enquanto sonha com o dia em que seu neto e herdeiro voltará para tomar conta dos negócios, ele sustenta a cunhada Santa (Vera Holtz) e seu filho Rolando (Heitor Martinez), interesseiros que vivem às custas do grego e esperam ansiosamente que ele morra, o que faria dos dois os herdeiros de toda a sua fortuna. 

BACK AT ONE - Brian McKnight (tema de Van Damme e Tatiana)


SE EU NÃO TE AMASSE TANTO ASSIM - Ivete Sangalo (tema de Maria João)


   






UM ANJO CAIU DO CÉU
Autoria: Antonio Calmon
Colaboração: Eliane Garcia, Lilian Garcia, Marcia Prates, Maria Helena Nascimento e Álvaro Ramos

Período de exibição: 22/01/2001 – 25/08/2001

Um Anjo Caiu do Céu é uma comédia sentimental contemporânea que conta a história do famoso fotógrafo João Medeiros (Tarcísio Meira), que, durante anos, percorreu o mundo dedicado exclusivamente às causas humanitárias. Ele está em Praga, na República Tcheca, para mais uma de suas exposições, quando fotografa por acaso o líder neonazista Eric Brunner (Jan Ponan) e, por isso, sofre um atentado que o deixa à beira da morte. A vida de João é salva pelo anjo Rafael (Caio Blat), enviado pelas altas instâncias celestes para lhe oferecer uma nova chance: o fotógrafo ganha mais seis meses de vida para resolver os problemas de sua família desajustada, que ele preteriu por amor à arte da fotografia. É assim que João retorna ao Rio de Janeiro, onde tem de lidar com as discórdias e a infelicidade dos parentes, encontrando mais dificuldades nas batalhas do cotidiano do que nas guerras e conflitos que enfrentou pelo mundo. Ele conta com a ajuda de Rafael, que se torna seu assistente e vive uma experiência como mortal. Ao longo da trama, Rafael se apaixona por Cuca (Débora Falabella), que gosta mesmo é de Breno (Henri Castelli). Ele vai perdendo seus poderes e tem de decidir se volta à condição de anjo ou fica na Terra.

THANK YOU - Dido (tema de Deborah e David)


ERVA VENENOSA - Rita Lee (tema de Laila)


 







PORTO DOS MILAGRES
Autoria: Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares
Período de exibição: 05/02/2001 – 29/09/2001


Livre adaptação de Mar Morto e A Descoberta da América Pelos Turcos, do escritor Jorge Amado, Porto dos Milagres se sustenta em uma trama política que contrapõe o simplório pescador Guma (Marcos Palmeira), um representante do povo, ao poder exercido pelo inescrupuloso Félix (Antonio Fagundes) e sua ambiciosa mulher, Adma (Cássia Kiss). A história contemporânea transcorre na fictícia cidade de Porto dos Milagres, localizada na região do Recôncavo Baiano e formada por duas classes sociais distintas: a burguesia porto-milagrense com suas famílias tradicionais, instaladas na parte alta da cidade, e os moradores pobres do cais do porto, habitantes da parte baixa. A base da economia local é a pesca, mas a cidade também é uma das entradas de contrabando do país. A mitologia e a religiosidade estão presentes na trama através da figura de Iemanjá, a “rainha do mar”, padroeira de Porto dos Milagres e que, de forma fantástica, exerce influência na vida dos habitantes. Como outras histórias de Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares, a novela tem muitas cenas de realismo fantástico.

DINAMARCA – na voz de Gilberto Gil e Milton Nascimento (tema de Guma)


USTED SE ME LLEVÓ LA VIDA - Alexandre Pires (tema de Rosa Palmeirão e Félix Guerrero)


    






ESTRELA-GUIA
Autoria: Ana Maria Moretzsohn

Período de exibição: 12/03/2001 – 16/06/2001


Estrela-Guia é uma trama contemporânea que aborda a união de dois mundos diferentes, simbolizada pelo romance do urbano e workaholic Tony (Guilherme Fontes) com a adolescente Cristal (Sandy), menina criada em uma comunidade alternativa do interior de Goiás. A novela contrapõe os avanços tecnológicos e científicos da sociedade de consumo moderna aos valores espirituais de uma sociedade alternativa, propondo uma conciliação das duas culturas para a construção de um mundo melhor, onde o egoísmo não seja uma das principais causas das mazelas sociais.

CRISTAL - Itamara Koorax (tema de Cristal)


ENROSCA - Sandy & Junior (tema de Bernardo)


   

Postar um comentário

0 Comentários