Nostalgia 2015: A intensa e realista, "Chamas da Vida" foi uma ótima novela da Record

 

Chamas da Vida foi uma novela da Rede Record, exibida de 8 de julho de 2008 a 28 de abril de 2009, totalizando 253 capítulos. Uma novela de Cristianne Fridman, dirigida por Edgard Miranda.


Pedro é um soldado-bombeiro que mora em Tinguá, na Baixada Fluminense (RJ). Após a morte de seus pais, passou a cuidar dos três irmãos: Viviane, Rafael e Antônio, que trabalha na fábrica de sorvetes GG. Às noites, Antônio integra uma gangue que pratica atos de vandalismo pelo bairro, o que faz com que sua convivência com Pedro não seja nada harmoniosa. Pedro namora Ivonete, irmã gêmea de Wallace, seu amigo de infância.
Carolina é a única filha de Wálter, dono da GG, e de Arlete. Mora na Urca e gerencia sua própria produtora de vídeo. Namora Tomás há três anos. Está prestes a se casar com o namorado, sem suspeitar que o rapaz não a ama e só se interessa na fábrica de seu pai. Vilma, a mãe de Tomás, quer que os dois se casem para que a família dela possa retomar o controle da GG, uma vez que seu finado marido, João, fundou a fábrica em sociedade com Wálter, que desfez a sociedade após suspeitar que João estava roubando-lhe, tomando o controle de toda a fábrica.
Pedro e Carolina se conheceram na infância, mas perderam o contato. Após um incêndio provocado por Antônio, durante uma confraternização dos funcionários da fábrica, Pedro e Carolina são reapresentados e logo se encantam um pelo outro, o que causa ciúmes imediatos em Tomás. Antônio é denunciado por um segurança da fábrica e acaba perdendo o emprego, o que complica mais ainda seu relacionamento com o irmão.
Carolina, que estava filmando o incêndio na confraternização, volta à fábrica para buscar sua câmera e se vê encurralada quando um incendiário misterioso coloca fogo nas salas de Wálter e de experimentos químicos. Durante a ação do corpo de bombeiros, Wallace acaba forçando Pedro a salvar a si mesmo e a Carolina, ao invés dele. A gangue de Antônio estava pichando a fábrica na mesma noite do incêndio (para vingar o fato dele ter sido demitido algumas horas mais cedo), e as suspeitas recaem sobre ele em Tinguá.
Percebendo o interesse mútuo que Carolina e Pedro sentem um pelo outro, Ivonete decide se aliar a Tomás, que, por sua vez, está interessado por ela. Enquanto isso, Vilma falsifica uma apólice de seguros para que as suspeitas do incêndio recaiam sobre Wálter.

Chamas da Vida apresentou temas polêmicos, como Aids, aborto e o uso incorreto da Internet. Na trama, a adolescente Vivi, personagem de Letícia Colin, engravida após ser estuprada pelo pedófilo Lipe (André Filippi Di Mauro), que conheceu numa sala de bate-papo na Internet. Com as polêmicas, a novela cresceu no Ibope e chegou a obter a liderança em alguns momentos.
Ao longo de suas duas primeiras semanas, Chamas da Vida foi exibida sem intervalo comercial. A novela permaneceu por mais de 40 minutos no ar sem qualquer tipo de interrupção.
Os atores que fizeram parte do núcleo de bombeiros da trama receberam treinamento no Quartel Central do Rio de Janeiro. As filmagens envolveram a compra de um moderno caminhão, importado da Dinamarca, e as cenas envolvendo incêndios na cidade cenográfica foram todas reais. A emissora também obteve permissão para gravar sete simulações de incêndio promovidas pelo Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.
Num feito inédito na história da teledramaturgia nacional, o capítulo exibido em 28/11/2008 foi interrompido numa cena com a atriz Lucinha Lins para que ela se voltasse à câmera e fizesse um apelo junto aos telespectadores pedindo solidariedade às vítimas da enchente que assolou o estado de Santa Catarina naquele mês.
A atriz Lu Grimaldi foi creditada na abertura da novela desde a estréia, mas ela acabou sendo remanejada para a próxima novela de Lauro César Muniz, Poder Paralelo. Lu Grimaldi seria Mercedes e a personagem passou a ser interpretada pela atriz Sandra Pêra.
Em outubro de 2008, Juliana Silveira sofreu uma queda do capô de um carro, na gravação de uma rave na novela, e quebrou dois ossos do pé. A atriz ficou afastada das gravações por mais de um mês. A explicação do sumiço da personagem foi uma viagem que ela fez com seu pai. Depois de todo esse tempo afastada, ela voltou a gravar, ainda com o pé imobilizado, mas em plano fechado.
Vitor Hugo, que interpretou o personagem Marreta, também precisou se ausentar da novela. Seu personagem sofreu um acidente numa festa rave que aconteceu na novela e entrou em coma. Por coincidência, dias depois, o ator sofreu um acidente de carro, que o afastou das gravações.
Depois de uma pesquisa realizada para avaliar a novela, dois personagens sairam da trama: André, o ecologista vivido por Guilherme Leme (após lutar com Lipe, ele escorregou e caiu num penhasco); e Jairo, vivido por Igor Cotrim (morreu de overdose durante umarave).
No mesmo dia da estréia de Caminho das Índias da Globo (19/01/2009), Os Mutantes e Chamas da Vida, da Record, foram exibidas em novos horários. No entanto, as mudanças não trouxeram reflexo na audiência, que se manteve na média.
Com a estréia de Poder Paralelo em 14/04/2009, Chamas da Vida teve seu horário de exibição alterado das 22h30 para as 21h15. Com o término da novela no dia 28/04/2009, Poder Paralelo passou a ser apresentada às 21h45.
O grande mistério de Chamas da Vida era descobrir a identidade do incendiário da novela. Na semana de seu término, a imprensa chegou a anunciar que o piromaníaco era Beatriz (Andréia Horta). Mas essa informação serviu apenas para despistar: Léo (Rafael Quiroga) era o incendiário misterioso, juntamente com Darlene (Claudiana Cotrim) sua irmã e cúmplice.





Postar um comentário

0 Comentários