Nostalgia 2016: Senhora do Destino

A nova temporada da coluna NOSTALGIA começa através do twitter. Em uma votação que dura 48 horas, os seguidores votam entre duas novelas e a melhor ganha uma postagem especial no blog. O Clone, novela de Glória Perez, que foi ao ar em 2001 e Senhora do Destino, novela de Aguinaldo Silva, que foi ao ar em 2004, foram as duas primeiras tramas que competiram.



Após um total de 36 votos, a vencedora foi Senhora do Destino (com 23 votos). A trama protagonizada por Susana Vieira, Renata Sorrah, Carolina Dieckmann, José Mayer, José Wilker, Leandra Leal e grande elenco.

A trama é lembrada até hoje pela sua grande vilã: Nazaré Tedesco. A vilã era odiada e amada por todos, fato que se comprovou no final, com a triste cena em que se mata, após sua redenção aos olhos da filha, por quem tudo fez.

A novela possuiu uma primeira fase de quatro capítulos mostrando o tema da ditadura militar no Brasil. Após isso, a história acontece num tempo fictício, que possuía características do início dos da década de 1990 e dos anos 2000, como declarado pelo autor. Isso suscitou diversas críticas, já que, pela idade dos filhos de Maria do Carmo (que aparentam ter entre 30 e 35 anos), presume-se que a história se passava aproximadamente 25 anos depois do AI-5 (entre 1993 e 1994) e eram mostrados carros atuais, o real como moeda, adotado apenas em 1994, e merchandising de produtos não existentes na época em questão.

A trama estreou com média de 52 pontos e só melhorou ao longo da exibição. No dia 14 de outubro de 2004 a trama bateu recorde de audiência, registrando 58 pontos. No capítulo em questão, foi exibido o primeiro encontro de Maria do Carmo e sua filha Lindalva. A média geral da trama foi de 50,4 pontos, sendo a maior novela de audiência dos anos 2000.  Em 2009 foi repisada no vale a pena ver de novo e teve uma média de 21 pontos, mais uma vez, fazendo um grande sucesso e sendo a maior audiência do horário em anos e até hoje, não conseguiu ser superada.

Uma curiosidade sobre a trama é que Maria do Carmo seria interpretada por Regina Duarte, mais a atriz não aceitou o convite, que ficou com Susana Vieira, que antes viveria a vilã Nazaré, vivida então por Renata Sorrah.


Grandes nomes da música nacional e internacional embalavam a trama, sendo a trilha, mais um ponto positivo. Maria Rita, Djavan, Gal Costa, Pitty, Lara Fabian, Ana Carolina, Norah Jones, Maroon 5, John Mayer e outros...

A novela foi eleita pelo jornal espanhol 20 minutos como a 5º melhor telenovela brasileira de todos os tempos.

Entre cenas memoráveis, está o reencontro de Maria do Carmo com sua filha. A surra que Maria do Carmo dá em Nazaré em um galpão. A cena final em que Nazaré se suicida após raptar o filho de Lindalva. Foi uma trama que conseguiu mobilizar o país, com personagens cativantes e uma história espetacular. Segue algumas dessas cenas:


Nazaré é descoberta.


O reencontro de Isabel e Maria do Carmo.

Crimes de Nazaré são descobertos.

Postar um comentário

0 Comentários