Do Passado ao Presente, a importância da Música e dos Musicais no Brasil.

 


Não é de hoje e todo mundo sabe que o brasileiro tem gingado e malemolência, mas o fato é que nós somos movidos à música, dança, teatro e tudo que envolve cultura. No quesito musical na televisão vamos voltar a década de 60 e relembrar o 'Festival da Música Brasileira' que era uma série de programas transmitidos por algumas emissoras de televisão (TV Excelsior, TV Record, TV Rio, Rede Globo).

BOSSA NOVA: Naquela época foram consagrados grandes cantores, compositores e interpretes da nossa música que hoje são considerados "mitos"  como a saudosa Elis Regina que levava multidões por onde passava. Cantores como Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil marcaram uma época em que a música era uma febre no país. Mesmo com a ditadura militar naquela época e com toda a repressão e perseguição na aréa cultural, existiu uma forma muito grande de "protesto" e também uma forma de libertação com o que acontecia. Esses festivais eram realizados principalmente na cidade de São Paulo, sendo transmitidos a várias regiões do país, atingindo elevada audiência. Devido a grande participação do público, que torcia de forma apaixonada por suas canções e intérpretes favoritos, esses festivais. As músicas como "Arrastão", "A Banda", "Ponteio" e "Roda Viva" foram o auge dos festivais e que revelaram muito do que é a música hoje no nosso país.

JOVEM GUARDA: A famosa "Jovem Guarda" um fenômeno que arrastou multidões, também chamado com "iê-iê-iê", tinha como idolos principais "Roberto Carlos", "Erasmo Carlos" e "Wanderléia" dava toda uma nova linguagem musical e comportamental no Brasil. Sua alegria e descontração virou um dos maiores fenômenos nacionais do século XX. Além de Roberto, Erasmo e Wanderléa, destacaram-se no movimento artistas como Ronnie Von, Eduardo Araújo, George Freedman, Wanderley Cardoso, Sérgio Reis, Sérgio Murilo, Arthurzinho, Ed Wilson, Jerry Adriani, Evinha, Martinha, Lafayette, Vanusa, além de bandas como Golden Boys, Renato e Seus Blue Caps, Leno e Lílian, Deny e Dino, Trio Esperança, Os Incríveis, Os Vips e The Fevers.  A  Jovem Guarda era vista com restrições por setores da crítica, primeiro à bossa nova e, depois, às canções de protesto dos festivais. Certamente essas críticas são equivocadas tendo em vista que a Jovem Guarda também era um movimento rebelde já que os artistas cantavam e tocavam Rock, um gênero musical estrangeiro que não era muito aceito pela sociedade ufanista brasileira na época.

TROPICALISMO: Nesta mesma época surgia os  "Novos Baianos" um conjunto musical brasileiro, nascido na Bahia, ativo em seu auge eles marcaram a música popular brasileira e até o rock brasileiro dos anos 70, utilizando-se de vários ritmos musicais brasileiros que vão de bossa nova, frevo, baião, choro, afoxé ao rock n' roll.  Influenciados pela contracultura e pela emergente Tropicália, contava com Moraes Moreira, Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor, Dadi e Luiz Galvão  entre outros. O segundo disco do grupo, Acabou Chorare, que mescla guitarra elétrica, baixo e bateria com cavaquinho, chocalho, pandeiro e agogô, foi eleito pela revista Rolling Stone como o melhor disco da história da música brasileira em outubro de 2007. Do sul, em meio ao movimento, uma nova imagem de mulher foi exposta por Rita Lee, uma garota hippie-tropicalista, integrante do grupo musical de rock Os Mutantes. Esse grupo, mais alinhado com a proposta hippie internacional, problematizou temas predominantemente urbanos. Ney Matogrosso embora tenha começado relativamente tarde, das canções poéticas e de gêneros híbridos dos "Secos e Molhados" ele passou a interpretar outros compositores do país, como Chico Buarque, Cartola, Rita Lee, Tom Jobim, construindo um repertório que prima pela qualidade e versatilidade.

Alem da história da música no Brasil que é importante e que comentei acima, muitos programas na televisão são inesqueciveis, e um deles é o "Programa do Chacrinha" que também era chamado de Velho
Guerreiro. Criou uma das frases mais citadas: "Na televisão nada se cria, tudo se copia". Alcançou grande popularidade com os seus programas de calouros, nos quais apresentava-se com roupas engraçadas e espalhafatosas, acionando uma buzina de mão para desclassificar os calouros e empregando um humor debochado, utilizando bordões e expressões que se tornariam populares, como "Teresinha!", "Vocês querem bacalhau?", "Eu vim para confundir, não para explicar!" e "Quem não se comunica, se trumbica!".

Nos anos 80 entrou na grade de programação da Rede Globo o programa infantil Balão Mágico, o grupo era integrado por Simony, Tob, Mike e Jairzinho. Emplacou muitas músicas de sucesso, sendo as mais famosas Amigos do Peito, Superfantástico e Ursinho Pimpão. Outras músicas que ficaram na lembrança foram Baile dos Passarinhos, É Tão Lindo, Se Enamora, Tia Josefina, Barato Bom é da Barata e Tic-Tac.

Xou da Xuxa foi um programa infantil de variedades apresentado por Xuxa Meneghel na Rede Globo. O Xou substituiu o programa do Balão Mágico. O programa apresentava quadros de auditório (principalmente competições e números musicais) intercalados com desenhos animados. Além de receber artistas convidados, Xuxa sempre cantava músicas de seu repertório. Dentre os convidados mais frequentes estão Trem da Alegria, que gravou várias músicas com a apresentadora.

Programa Silvio Santos é um programa-espetáculo de variedades, configurado principalmente como uma seqüência de quadros programas de auditório, iniciado pelo apresentador Silvio Santos desde os anos 60. Em sua própria rede, o Programa Silvio Santos se tornou um agrupamento de vários programas de auditório, dentre eles o Show de Calouros, Domingo no Parque, Roletrando, Namoro na TV, Porta da Esperança, Topa Tudo Por Dinheiro, Gol Show, Tentação, Hot Hot Hot, Qual é a Música?, TV Animal e
etc. Da década de 1980 em diante Silvio abriu espaço gradual para outros apresentadores, com destaque para Gugu Liberato.

O Clube do Bolinha foi um programa de auditório brasileiro exibido aos sábados pela Rede Bandeirantes. Apresentando por Édson Cury, mais conhecido como Bolinha, o programa revelou muitos talentos da música brasileira, pois era uma vitrine para artistas consagrados ou em começo de carreira. O programa contava também com vários quadros, entre eles o antológico "Eles e Elas", no qual havia shows de travestis, drag queens e transformistas.
Programa Raul Gil é um programa de auditório apresentado por Raul Gil; Seu programa de estilo conservador e tradicional esteve em todas as grandes redes de televisão do Brasil, com exceções da Rede Globo e RedeTV! O programa também revelou grandes nomes das música brasileira através do seu concurso de calouros.

Até o próximo Retrô!!! 

Fontes: wikipedia

Postar um comentário

0 Comentários