Harry Potter e a Pedra Filosofal: magia cativante com uma trama que poderia ter ousado mais

Decidi maratonar os filmes de Harry Potter, já que, na época do lançamento, assisti apenas até o terceiro. Sempre ouvi falar do impacto cultural da saga completa, então resolvi revisitar esse universo mágico com novos olhos e, finalmente, conhecer a história até o fim. E, claro, comecei pelo primeiro filme: Harry Potter e a Pedra Filosofal.

“Harry Potter e a Pedra Filosofal" é um marco no cinema de fantasia, trazendo à vida o universo mágico de J.K. Rowling com maestria. O filme encanta pela qualidade visual, desde o design do Castelo de Hogwarts até os detalhes do mundo bruxo, criando uma atmosfera envolvente e fascinante. Os personagens são carismáticos e cativantes, especialmente Harry, Hermione e Ron, que rapidamente conquistam o público com suas personalidades e dinâmica de grupo.

No entanto, embora o filme brilhe em muitos aspectos, a trama principal, envolvendo a busca pela Pedra Filosofal, é resolvida de forma um tanto simplória. Com um vilão central menos impactante e desafios que poderiam ter sido mais complexos, a sensação é de que o roteiro jogou um pouco pelo seguro, sem ousar explorar toda a profundidade que a história tem a oferecer.

Ainda assim, o filme cumpre seu papel de introduzir esse mundo mágico e abrir portas para os próximos capítulos, deixando os espectadores curiosos para ver como a jornada de Harry irá evoluir.

Redescobrir - Capítulo 5

CENA 1 - EXT. / PRAIA/ PISTA PARA CICLISTAS - DIA.

JONAS continua no caminho de ISABELA, que acaba jogando a bicicleta em cima do garoto que cai de bunda no chão. ISABELA continua pedalando, rindo da situação do garoto.

JONAS (grita): Louca!

RODRIGO estende a mão para ajudar JONAS, e se controla para não rir da situação do amigo.

RODRIGO: Eu ainda não entendi o motivo de você fazer isso com a garota. 

JONAS: Ela chegou toda esquentadinha mandando a gente sair. Custava ser educada? E a louca ainda jogou a bicicleta em cima de mim.

RODRIGO: Tudo bem que ela foi grossa, mas você ficou provocando um tempão. Se fosse eu, também jogaria.

JONAS abraça espontaneamente RODRIGO e os dois voltam a caminhar.

JONAS (em tom de brincadeira): Pelo jeito alguém ficou gamado na garota. Lembrando aqui que eu sou teu amigo, tem que ficar do meu lado, ok?!

RODRIGO: Fiquei nada, só estou comentando, rapaz! 

Os dois continuam andando. Corta para:

CENA 2 - INT. /  CASA DOS MARINHO/ SALA DE ESTAR - DIA.

VALENTINA abana SORAIA que continua desmaiada.

VALENTINA (nervosa): Por favor, você não pode morrer agora. E se a polícia achar que eu que a matei? Eu sou muito nova para ir presa, e ainda por um crime que eu nem cometi. Acorda, pelo amor de Deus. Dizem que vaso ruim não quebra, então não vai ser agora que você vai partir dessa pra melhor, né?! 

SORAIA ainda meio grogue acorda.

VALENTINA: Graças a Deus... toma uma água com açúcar, dona Soraia.

SORAIA empurra a mão de VALENTINA com o copo, e acaba molhando a empregada.

SORAIA: Eu não quero água, eu quero que você suma da minha frente.

VALENTINA vai com a cabeça baixa e com os olhos cheios d'água para a cozinha. SORAIA pega o celular e disca para THIAGO. Corta para:

CENA 3 - INT. / APARTAMENTO DE THIAGO/ SALA DE ESTAR - NOITE.

ISABELA chega em casa do passeio de bicicleta e THIAGO está na cozinha.

THIAGO: E aí, como foi o passeio?

ISABELA: Foi bom, estava precisando espairecer um pouco.

THIAGO: Eu já preparei a janta, está na geladeira. Vou dar uma saída rápida e daqui a pouco volto. 

ISABELA: Tudo bem, fica tranquilo!

THIAGO pega a chave do carro de cima da mesa, beija a testa de ISABELA que fica sem reação e sai. Corta para:

CENA 4 - INT. / CASA DOS PEREIRA/ QUARTO DE SABRINA - NOITE.

SABRINA e VANESSA deitadas na cama conversando. 

VANESSA: Eu não estou acreditando que o Yuri falou em casamento.

SABRINA: Eu não sei bem se foi em casamento, mas que ele falou sobre morar junto, ele falou.

VANESSA: Mas ainda bem que você já deixou bem claro que não pensa nisso agora, amiga. Geralmente tudo o que ele fala, você diz amém.

SABRINA: Você sabe que o meu caso é complicado. O Yuri é uma pessoa difícil, mas ele me ama e eu o amo. Ele me faz bem na maioria do tempo.

VANESSA: Mas ele já passou algumas vezes do limite, e você mesma disse que só aceitava passar por isso pra garantir o emprego do seu pai.

SABRINA: Essa é outra coisa que pesa demais. Desde quando a minha mãe foi embora, você sabe que está sendo muito difícil para ele. Imagina se ele perde o emprego? A verdade é que a nossa vida já foi muito melhor, e hoje é muito difícil. E eu tenho medo que piore.

VANESSA: Isso só você pode decidir.

SABRINA: Mas vamos mudar de assunto, eu soube que você ficou com o Jonas na festa.

VANESSA: Amiga, eu não dava nada por ele, achava até que ele jogava no mesmo time que a gente, mas estava enganada.

SABRINA: Foi tudo isso?

VANESSA: Tudo isso e muito mais!

SABRINA: Me conta detalhes, quero saber tudo!

As duas continuam conversando. Corta para:

CENA 5 - INT. / APARTAMENTO DE THIAGO/ QUARTO DE ISABELA - NOITE.

ISABELA está mexendo em suas coisas quando cai uma foto dela com sua HELENA. A garota deita na cama e começa a chorar.

FLASHBACK PARA:

INT. / CURITIBA/PR - CASA DE HELENA/ QUARTO DE HELENA - NOITE. (MESES ANTES)

Em uma noite chuvosa, HELENA, ISABELA e RENAN assistem juntos um filme de terror. A cena mostra a união e a cumplicidade da linda relação dos três. 

FIM DO FLASHBACK. CORTA PARA:

No tempo presente, ISABELA chora muito ao lembrar de sua mãe.

ISABELA (olhando para a foto): Porque você teve que me deixar? Eu sinto tanto a sua falta!

A garota continua chorando. Corta para:

CENA 6 - INT. / MOTEL/ QUARTO - NOITE. 

SORAIA nervosa andando para um lado e para o outro quando THIAGO sai do banheiro só de cueca.

THIAGO: Ficar nervosa não vai adiantar.

SORAIA: Mas eu preciso entender o motivo de ele ter ido embora sem falar com ninguém. Eu estou com medo de que ele tenha se metido em alguma confusão. E uma confusão muito grande.

THIAGO: Mas mesmo se ele tiver se metido em algo, você não vai ter o que fazer. Ninguém pode fazer nada a não ser ele mesmo.

SORAIA: E como eu fico? E o Rodrigo?

THIAGO: Meu amor, você precisa relaxar. Daqui a pouco ele vai aparecer e você vai ter suas respostas.

SORAIA: Eu juro que se tiver outra mulher envolvida, eu mato o Otávio.

THIAGO: Quem ouve é capaz de acreditar que você ama o seu marido.

SORAIA: Não é questão de amar, é questão de imagem. O que as pessoas vão falar?

THIAGO termina de se arrumar.

THIAGO: Eu preciso voltar para casa, a Isabela ficou sozinha e eu disse que não ia demorar.

SORAIA: Eu tive uma ideia.

THIAGO: O que você vai aprontar?

SORAIA: Como Otávio foi embora, a gente assume o nosso relacionamento. Só assim eu não vou ser a mulher abandonada da cidade.

THIAGO: Você tá louca? Não faz um dia que seu marido saiu de casa, e você quer assumir um relacionamento? Depois ainda diz que pensa no filho.

SORAIA: Não ouse questionar minhas decisões. Faz anos que a gente fica junto, e esse é o melhor momento pra assumir.

THIAGO: Isso não é uma coisa que você tem que decidir sozinha, e agora eu não quero assumir nada.

SORAIA: Você está dizendo que não quer assumir o nosso relacionamento?

THIAGO: Eu nunca quis um relacionamento, você sabe disso muito bem. E agora eu tenho uma filha, não é tão fácil assim assumir algo de um dia para o outro. 

SORAIA: Mas a gente se ama, Thiago. Não tem mais motivos para manter essa relação às escondidas.

THIAGO: Você não entende que isso não tem futuro? Eu nunca quis assumir nada com você. Acho que a nossa relação é isso, a gente se encontra, transa, e cada um vai para a sua casa. Eu penso em construir uma família um dia, mas você não é a mulher com quem eu sonho acordar todos os dias.

SORAIA dá uma bofetada na cara de THIAGO. Corta para:

FIM DO CAPÍTULO 5

 Redescobrir foi escrita por Jurandir Dalcin em 2017, e será repostada no blog em comemoração aos SETE ANOS completados nesse ano de 2024.

Redescobrir - Capítulo 4



CENA 1 - EXT. / RODOVIÁRIA DE LAGUNA/SC / DESEMBARQUE - DIA.

THIAGO tímido abraça ISABELA que não retribui o abraço.

ISABELA (disfarçando a voz de choro): Eu preciso pegar minhas malas.

THIAGO: Pode deixar que eu pego pra você. 

THIAGO pega as malas, e os dois saem em direção ao carro. Corta para:

CENA 2 - INT. / CASA DOS MARINHO/ SALA DE ESTAR - DIA.

VALENTINA percebe que SORAIA está descendo as escadas e corre para a cozinha.

SORAIA (grita): Valentina?

VALENTINA nervosa aparece na sala de estar.

VALENTINA: Bom dia.

SORAIA: Só se for pra você. Cadê o Otávio?

VALENTINA: Ele passou por aqui cedo, disse que já tinha falado com a senhora.

SORAIA: Faz quanto tempo que ele saiu?

VALENTINA: Isso eu não sei.

SORAIA: Eu falei para você perguntar onde ele vai, para você prestar atenção nos detalhes. Qual a dificuldade disso? Até uma criança seria mais útil que você. Meu marido saiu cedo, sem nenhuma explicação, coisa que ele não costuma fazer e não tenho nenhuma informação porque minha empregada é uma imprestável.

SORAIA fica pensativa e faz um gesto com a mão para VALENTINA sair.

SORAIA (falando sozinha): O que o imprestável do meu marido está aprontando?! 

Ela pega o celular e liga para ele.

SORAIA (falando sozinha/irritada): Se eu descobrir que tem alguma vagabunda metida nisso, eu mato os dois!

A ligação cai na caixa postal e ela desliga. Corta para/:

CENA 3 - EXT. / CARRO DE THIAGO - DIA.

THIAGO e ISABELA em silêncio no carro.

THIAGO: Você fez boa viagem?

ISABELA: Normal. 

THIAGO: Eu sinto muito por tudo o que aconteceu.

ISABELA: Eu não quero falar sobre isso.

THIAGO: Tudo bem, mas quando quiser conversar...

Os dois voltam a ficar em silêncio. Corta para:

CENA 4 - INT. / CASA DOS PEREIRA/ QUARTO DE SABRINA - DIA.

SABRINA dormindo e YURI acaricia o cabelo da namorada. Ela acorda, ainda meio sonolenta, dá um sorriso ao perceber o carinho do garoto.

YURI: Bom dia, meu amor!

SABRINA: Como é bom acordar assim com você me fazendo carinho.

YURI: Você pode acordar assim todos os dias se quiser.

SABRINA: Do que você está falando?

YURI: Eu estava aqui pensando que a gente namora há mais de um ano e podíamos começar a planejar o nosso futuro juntos, você não acha?

SABRINA (surpresa): Você tá louco?

Após a reação da garota o clima fica tenso. Corta para:

CENA 5 - INT. / APARTAMENTO DE THIAGO/ SALA DE ESTAR - DIA.

Os dois entram no apartamento, e o clima continua tenso entre os dois.

THIAGO: O apartamento não é muito grande, mas eu acho que a gente vai conseguir se organizar.

ISABELA: Não tem problema.

THIAGO: Vem cá, vou te mostrar o quarto.

ISABELA segue THIAGO que coloca as malas da garota no quarto.

THIAGO: O quarto é seu, você pode arrumar do jeito que achar melhor. Eu vou preparar algo para comer.

ISABELA: Eu não estou com fome, pode ficar tranquilo.

THIAGO: Mas você vai comer, não vai ficar com o estômago vazio.

THIAGO deixa ISABELA sozinha e fecha a porta do quarto. ISABELA pega seu celular e faz uma chama de vídeo para RENAN que atende em seguida.

ISABELA: Acabei de chegar.

RENAN: E como você está? Como seu pai te tratou?

ISABELA: Está tudo tranquilo, ele tentando puxar conversa como se eu fosse chama-lo de pai e o tratar como meu melhor amigo. Acho que essa parte vai ser a mais difícil... ele é quase um estranho para mim.

Do lado de fora, THIAGO escuta a conversa de ISABELA com os olhos cheios d'água. Corta para:

CENA 6 - INT. / CASA DOS PEREIRA/ QUARTO DE SABRINA - DIA.

YURI se surpreende com a reação de SABRINA e para de fazer carinho na namorada.

YURI: Eu posso saber o motivo dessa reação exagerada?

SABRINA: Eu tenho dezesseis anos, Yuri. Eu não quero nada mais que um namoro. Eu amo você, espero que a gente possa construir algo juntos, mas não agora. Não tem motivos para ter pressa.

YURI: Se você me ama eu não entendo isso, idade não é desculpa.

SABRINA: Vamos terminar o ensino médio e depois a gente volta a falar nesse assunto, combinado?

YURI: Fazer o que, né?! Você promete que não tem outra pessoa envolvida?

SABRINA (estressada): É por essas suas crises de ciúmes que também não daria certo. É claro que não tem outra pessoa, Yuri. Se eu quisesse outra pessoa, não estaria com você. 

YURI (enche Sabrina de beijos): Me desculpa, me desculpa. Você sabe que o meu maior medo é perder você.

SABRINA tenta esconder o incômodo. Corta para:

CENA 7 - INT. / APARTAMENTO DE THIAGO/ QUARTO DE ISABELA - DIA.

ISABELA continua falando com RENAN por chamada de vídeo.

RENAN: Espera só um instante que tem alguém na porta.

ISABELA: Se você quiser desligar...

RENAN: Claro que não! Me espera...

RENAN sai, voltando em seguida com um sorriso no rosto.

RENAN: Adivinha quem está aqui?

RENAN coloca a câmera para o lado mostrando JULIANA. 

JULIANA: Como estão as coisas amiga? Que saudade que eu já estou de você!

ISABELA: Nem me fala. (Ela tenta segurar o choro) Eu queria muito estar aí com vocês.

THIAGO bate na porta, e entra.

THIAGO: O almoço está pronto.

ISABELA: Eu já estou indo, obrigado!

THIAGO sai do quarto, e ISABELA se despede dos amigos. Corta para:

CENA 8 - INT. / CASA DOS MARINHO/ SALA DE ESTAR - DIA.

SORAIA tentando ligar para OTÁVIO sem sucesso. VALENTINA desce as escadas.

VALENTINA: Dona Soraia?

SORAIA: O que você quer?

VALENTINA: Eu fui arrumar a cama da senhora e achei isso.

VALENTINA entrega uma carta para a patroa:

SORAIA: O que é isso?

VALENTINA: Acho que foi o seu Otávio quem deixou.

"Soraia, 

Eu não posso entrar em detalhes, mas vou precisar me afastar por tempo indeterminado. Sei que não temos a melhor relação, mas só quero que saiba que eu jamais faria isso se não fosse necessário. Cuide de nosso menino enquanto eu estiver longe. Não tente me contatar!

Otávio."

SORAIA desmaia ao perceber que foi abandonada. Corta para:

CENA 9 - INT. / APARTAMENTO DE THIAGO/ QUARTO DE THIAGO - DIA.

ISABELA bate na porta do quarto de THIAGO.

THIAGO: Pode entrar!

ISABELA abre a porta, e THIAGO está preparando algumas aulas.

ISABELA: Desculpe incomodar, mas eu estou indo andar um pouco de bicicleta, sair um pouco de casa.

THIAGO: Você sabe onde é? Quer que eu vá junto? Eu posso te fazer companhia.

ISABELA: Eu coloquei no GPS do celular, é perto daqui. E eu quero ir sozinha, não se preocupe.

THIAGO: Está bem, mas qualquer coisa pode me ligar.

ISABELA: Pode deixar!

ISABELA fecha a porta do quarto de THIAGO. Corta para:

CENA 10 - EXT. / PRAIA/ PISTA PARA CICLISTAS - DIA.

JONAS e RODRIGO correndo. RODRIGO cansado, para.

RODRIGO (ofegante): Eu não nasci para essa vida, eu juro pra você.

JONAS: Deixa de ser fresco, vamos de uma vez Rodrigo.

RODRIGO: Eu estou morrendo, eu não vou aguentar correr mais dois minutos. 

JONAS: Isso é o resultado de ficar trancado naquele quarto 24 horas por dia.

No momento em que os dois estão parados, ISABELA aparece com a bicicleta.

ISABELA (irritada): Eu não sei se vocês sabem, mas isso é uma ciclovia.

RODRIGO: Eu acabei parando aqui sem perceber, desculpa.

RODRIGO sai da pista, mas JONAS continua no mesmo lugar.

JONAS: Eu sei que isso é uma ciclovia, mas você poderia pelo menos ser educada e pedir com licença.

ISABELA (cada vez mais irritada): Eu não preciso pedir licença se não era nem pra estarem aqui.

JONAS: Gentileza gera gentileza, já ouviu? Sua mãe não lhe deu educação? 

ISABELA (ao ouvir sobre a mãe, muda o semblante e aumenta a voz ainda mais): Você vai sair da minha frente ou eu...

JONAS: Ou você o que? O que você vai fazer se eu não sair daqui?

Foco no olhar irritado de ISABELA. Corta para/:


FIM DO CAPÍTULO 4

 Redescobrir foi escrita por Jurandir Dalcin em 2017, e será repostada no blog em comemoração aos SETE ANOS completados nesse ano de 2024.

Quente, “Astro” de Pedro Sampaio deve dominar as paradas no verão

 


NOTA: 4/5

O álbum “ASTRO" de Pedro Sampaio chega com a promessa de dominar as playlists do verão. Com produções impecáveis e uma mistura de ritmos que vai do funk ao pop, Pedro se consolida como um dos maiores hitmakers da música brasileira. Cada faixa parece pensada para incendiar as pistas e embalar as festas da estação mais quente do ano.

Uma das grandes novidades do projeto é a nova parceria com Luísa Sonza, que se mostrou tão poderosa quanto o sucesso anterior dos dois artistas. A química entre eles é inegável, e a faixa se destaca como uma das melhores do álbum, com uma batida envolvente e um refrão que gruda na cabeça.

“ASTRO” também surpreende ao apresentar um lado mais introspectivo de Pedro Sampaio em faixas como “Prece” e “Minha Vida”, que fecha o álbum de forma inesperadamente emocional. Essas músicas trazem uma sonoridade mais intimista, revelando um Pedro mais vulnerável e pessoal, sem perder a qualidade de produção que permeia todo o projeto.

Pedro Sampaio prova, mais uma vez, que sabe como criar hits cativantes, mas “ASTRO” também mostra que ele é capaz de entregar momentos de reflexão e profundidade. Com essa combinação, o álbum se torna a trilha sonora perfeita para quem quer aproveitar o verão com energia, diversão e um toque de introspecção.

Falhas no enredo e protagonistas apagados contribuem para o marasmo que é “Bang Bang”

A novela "Bang Bang", exibida pela Rede Globo em 2005, prometia uma combinação inovadora de faroeste e comédia, um ousado empreendimento na teledramaturgia brasileira. No entanto, o que observei ao longo dos quase 40 capítulos que já assisti foi uma trama que, apesar de um conceito intrigante, falhou em prender a atenção do público. Um dos maiores problemas da novela foi a falta de acontecimentos significativos que realmente impulsionassem a história.

A narrativa parecia estagnada, com episódios prolongados em que pouco ou nada de relevante ocorria. Em vez de um enredo dinâmico e cheio de ação, como se esperava de uma trama inspirada no faroeste, a novela se arrastava com um ritmo monótono que dificultava o envolvimento dos espectadores.

Embora o casal protagonista, Ben Silver (Bruno Garcia) e Diana Bullock (Fernanda Lima), tivesse uma química evidente e promissora, sua presença era frequentemente limitada. Quando apareciam, suas interações demonstravam um potencial real para criar uma conexão emocional com o público, mas a pouca frequência de suas participações enfraquecia esse impacto. O resultado foi uma trama que carecia de um núcleo central forte e envolvente.

Além disso, a novela foi marcada por uma superabundância de personagens que, na prática, não contribuíam de maneira significativa para o desenvolvimento da história. O elenco numeroso parecia estar ali apenas para preencher espaço, com muitos papéis sem propósito claro ou relevância. Essa dispersão de personagens não só diluía o foco narrativo, mas também agravava o ritmo lento da trama. Com a mudança de autor a partir do capítulo 59, espero que “Bang Bang” possa pelo menos me entreter ou até mesmo divertir, já que Carlos Lombardi é um mestre do horário.

"Bang Bang" tinha o potencial para se destacar na teledramaturgia, mas acabou se perdendo em sua própria falta de direção. Com poucos acontecimentos impactantes, protagonistas com potencial mas pouco explorado, e uma infinidade de personagens sem função clara, a novela foi um tiro no escuro – e, infelizmente, errou o alvo.







© all rights reserved
made with by templateszoo